Por muito tempo teve-se a ideia de que a gestão das informações era apenas obrigação, para proteção legal ou análise financeira posterior. Coletar dados dos clientes, dos insumos, amostras, tudo era feito manualmente, como se fosse uma questão burocrática.
No entanto, ultimamente os melhores gestores em laboratórios de análises clínicas estão entendendo que a gestão destas informações, quando feita de forma eficiente e inteligente, pode trazer dados importantes, que servirão para ajudar na tomada de decisões estratégicas.
Registros de clientes, dados de procedimentos, contatos, feedbacks, se tornaram informações importantes que podem ajudar a garantir mais produtividade, menos gastos e, claro, maior satisfação dos usuários.
Que isso tudo se tornou imprescindível para uma gestão eficiente, nós sabemos. Agora, como garantir que essas informações sejam coletadas de maneira rápida, dinâmica, sem erros?
É aqui que entra a grande importância de um software LIS e como ele pode ajudar a gerenciar melhor seu laboratório.
Vantagens que um software LIS traz para o seu laboratório
LIS significa “Laboratory Information System”. Ou seja: Sistema de Informação Laboratorial.
Diferente dos ERPs comuns, presentes na maioria das empresas, o LIS é voltado especialmente para laboratórios de análises clinicas e afins. Ele permite controlar processos específicos de um laboratório, desde o cadastro do paciente até o andamento dos exames, seus resultados, laudos e outras informações pertinentes.
Dessa forma, com o software LIS robusto, que gerencia todas as informações de forma segura, precisa e dinâmica, é possível conseguir diversas vantagens competitivas.
Registro de dados mais preciso e padronizado
Um software LIS permite que haja uma padronização nos dados coletados. Assim, fica fácil para o profissional identificar quais informações são necessárias, onde e como devem ser inseridas.
Isso evita a perda de informações, ruídos de comunicação, duplicidade, bem como diversas outras falhas que podem ocorrer através de processos manuais.
Interfaceamento de equipamentos
O interfaceamento laboratorial de equipamentos traz diversas vantagens. Imagine que um laboratório possui diversos equipamentos eletrônicos, que possuem hardwares e softwares diferentes.
Sem um sistema LIS que possibilite o interfaceamento e a comunicação entre eles, tudo fica muito mais complexo. Seria necessário alimentar manualmente cada aparelho, transportando a informação de um para o outro e correndo riscos de falhas.
O interfaceamento permite que aparelhos diferentes, com softwares diferentes, sejam interligados, com a informação sendo transmitida de forma mais dinâmica e segura.
Gerenciamento de soroteca
Sua soroteca deve ser administrada com muita inteligência. Amostras de sangue, urina e outros materiais, precisam ter cuidados especiais, evitando contaminação. Um módulo especial para soroteca em seu software pode ser útil.
Isso facilita o controle e, a segurança das análises e dos resultados e entregues, evitando, inclusive, a necessidade de repetição de coletas, que podem gerar transtornos para os clientes e prejuízos para o laboratório. Além disso, uma soroteca informatizada é só um dos requisitos básicos para alcançar acreditações laboratoriais.
Faturamento de convênios
A grande maioria dos exames laboratoriais no Brasil é feita com o apoio de algum convênio ou plano de saúde, cada um com suas particularidades de faturamento. O laboratório pode prestar um excelente atendimento na análise a milhares de pacientes, mas depois fica com a ingrata missão reunir dados de atendimento, os documentos exatos e o valor correto que cada convênio paga por cada exame, um processo que inicia no atendimento ao cliente (precisando detectar a co-participação ou não do paciente) e se estende para a equipe administrativa do laboratório. Se isso é feito manualmente, o desperdício de tempo é imenso, e erros nesse processo podem custar muito dinheiro.
Um LIS avançado pode resolver esse problema de forma limpa e inteligente. O tedioso processo manual é substituído por um sistema guiado ou automatizado, prevenindo erros, economizando tempo. Dê preferência para um software que detecte a necessidade de co-participação dos segurados, para evitar ainda mais contratempos.
Menor tempo de espera no atendimento
Com a ajuda de um software LIS é possível melhorar significativamente o tempo de espera em um laboratório de análises clínicas.
Algumas pesquisas indicam que a utilização de softwares especializados na gestão do laboratório gera uma redução média de 20% no tempo de atendimento e um incremento de 15% no volume de exames processados por mês.
Através de um software LIS completo é possível automatizar o processo de agendamento de exames, permitindo até que seja feito de forma online. Dessa forma o laboratório consegue organizar melhor o fluxo de pessoas em suas instalações, gerenciando seu calendário de maneira inteligente.
O primeiro atendimento ao cliente é agilizado através do agendamento de consultas e exames. A inclusão de dados e organização de informações também. Todos conseguem gerenciar melhor a soroteca, tem mais eficiência na utilização dos aparelhos que estão interfaceados. Os exames conseguem ter um grau de confiabilidade elevado.
E, por fim, é possível até fazer a entrega dos resultados de maneira online e com total segurança.
Tudo isso garante uma grande redução no tempo de espera desde a chegada do cliente até a entrega de seu exame. O que poderia durar semanas pode ser concluído em alguns dias.
Isso não apenas garante mais satisfação do cliente, como permite que o laboratório faça melhor o seu papel primordial, que é colaborar com a preservação da vida, visto que a agilidade na entrega de exames garante que profissionais da saúde consigam agir de forma mais ágil para curar enfermidades.
A utilização de um software LIS eficiente colabora para a preservação da vida!
Um software LIS pode revolucionar seu laboratório!
Com o suporte de um software especializado, é possível agrupar diversas informações coletadas durante todos os processos e, assim, auxiliar o gestor na tomada de decisões, na gestão de crises e, claro, garantir um controle de qualidade altamente assertivo.
Um bom software LIS ainda pode auxiliar no aumento da eficiência da equipe, melhorando o atendimento ao cliente e, claro, a lucratividade do negócio.
Se você ainda não possui este tipo de software, ou se possui algum que já não atende todas as suas necessidades, vale a pena conhecer o Sistema Scola. Ele permite verificar detalhadamente o tempo transcorrido nas fases pré-analítica, analítica e pós analítica dos exames realizados.
Através de inúmeros critérios de seleção de características a investigar, ele permite que o gestor encontre e isole o elo mais fraco da corrente de cada um dos processos do laboratório, tomando medidas objetivas e assertivas para melhoria do processo como um todo.
Conheça um pouco mais sobre este software que pode revolucionar a gestão do seu laboratório e entre em contato com nossos especialistas para tirar suas dúvidas.