Manter a organização em uma clínica ou hospital não é das tarefas mais fáceis. Além do cuidado com a saúde e a vida dos pacientes, também é necessário administrar diferentes áreas com necessidades muito particulares. Para isso, muitos gestores usam o que é chamado de Hospital Information System, ou simplesmente HIS. Estes programas têm a missão de integrar todos os setores e permitir o gerenciamento através de uma interface única.
No entanto, uma desvantagem deste tipo de software é que ele é demasiado generalista. Muitas funções específicas de determinado setor acabam ficando de fora, dificultando algumas ações.
Por isso, hoje viemos mostrar a importância de um software LIS para um laboratório hospitalar. Integrando um Laboratorial Information System (LIS) ao HIS é possível ter mais eficiência e segurança nas tarefas rotineiras do laboratório atrelado ao hospital, desde o cadastro do paciente, agendamento de exames, até a devolução de laudos para o HIS.
É possível integrar sistemas HIS e LIS?
A dúvida de muitos gestores é se é possível integrar um software LIS ao HIS já presente, principalmente quando este sistema está integrado a outras filiais ambulatoriais, outros setores da clínica, etc.
No entanto, ao utilizar um software LIS com recursos avançados como o Scola é possível integrar HIS e LIS, até mesmo quando um laboratório atende mais de um hospital, onde cada um tem seu próprio sistema de gestão.
Através do Módulo Scola Integrador é possível criar esta conexão entre os sistemas sem a necessidade de modificação dos programas envolvidos, em diferentes modalidades técnicas. Sistemas hospitalares TASY, MV e TOTVS, entre outros, já mantém integração com o Scola.
Através dessa conexão entre HIS e LIS o hospital consegue:
- Integrar dados do cadastro de clientes (total ou mantendo o cadastro de clientes próprios do laboratório);
- Capacidade de abrir pedidos no sistema do laboratório a partir da prescrição médica realizada no sistema hospitalar;
- Registro automático dos dados necessários para o faturamento através das contas hospitalares e até mesmo o preenchimento automático do prontuário médico.
Além disso, esta integração pode trazer outras vantagens, como pode ser visto a seguir.
Vantagens do Sistema LIS Scola
O Sistema Scola, da Proditec Sistemas, foi desenvolvido para viabilizar a melhor solução técnica e gestão laboratorial atendendo integralmente às necessidades da gestão hospitalar. Por isso, nosso time de desenvolvedores criou soluções para os problemas e desafios mais comuns em um laboratório hospitalar.
Dentre as vantagens do Sistema Scola está o Monitor On Top, que pode ser configurado em um aparelho de TV ou vídeo semelhante aos que existem em aeroportos, os responsáveis pela rotina do laboratório podem acompanhar permanentemente os resultados críticos a serem liberados, apoiados em alertas visuais (cores) e sonoros.
Esse é um instrumento útil, que pode ser passivo ou passivo-ativo, onde além de mostrar visualmente a ordem recomendada de processamento para atender aos tempos previstos para cada tipo de exame, também pode mostrar visualmente e por sinais sonoros quais são mais urgentes e estão levando mais tempo do que o necessário para serem processados.
Quando há a necessidade de verificar resultados imediatos de exames, sejam eles parciais ou completos, controlados ou acompanhados de acordo com seu nível de prioridade (normal, urgência, emergência ou imediato), é possível escolher o tipo de liberação para acesso restrito a determinadas pessoas ou filiais, por exemplo.
Através da Intranet/Internet, de telas normais de consulta do sistema, telas especiais de consulta em unidades de tratamento intensivo ou mesmo na sala de cirurgia, é possível ter acesso ao resultado de exames específicos facilitando a atuação do corpo clínico.
Outro recurso muito útil é a possibilidade de registrar coletas fora do laboratório. Uma estação de trabalho da enfermaria do andar executa um módulo do Scola que permite que os coletores do hospital (ou do laboratório) registrem quem, quando e que amostra foi coletada, através da leitura de código de barras de seus crachás e dos tubos coletados. Nesse momento o controle de chegada da amostra no laboratório já começa a esperar o envio dessas amostras para processamento.
Por que adotar um software LIS para laboratório hospitalar agora mesmo?
Por que você, gestor hospitalar, contrataria um médico especialista em ortopedia para a sua clínica, se já possui um clínico geral?
A resposta para essa pergunta parece óbvia, certo?
Contratar um especialista em determinada área faz os trabalhos desta área serem muito mais apurados e confiáveis, não é mesmo?
Assim, obter um software LIS para um laboratório hospitalar segue a mesma lógica. Você terá um sistema especializado em determinadas funções que um generalista não aborda. Isso traz mais produtividade para sua equipe e confiabilidade nos resultados.
O Sistema Scola de Controle Laboratorial possibilita equipar o hospital com uma ferramenta de gestão laboratorial completa, que conta com interfaceamento integral próprio, controle interno de qualidade, resultados na internet com gráficos de resultados anteriores, liberação eletrônica, gerenciamento de postos de coleta e muitas outras funcionalidades de ponta, sem deixar de lado as necessidades da gestão hospitalar.
A seguir, você confere mais algumas funções especiais do software LIS Scola, da Proditec:
- Validação automática de resultados utilizando Delta-Check.
- TISS, faturamento, controle e fechamento de caixa, contas a receber.
- Suporte para Acreditações e Certificações: RDC 302, PALC, CAP, DICQ, PNCQ, SBPC, etc.
- Fácil manuseio na composição de fórmulas (matemáticas, texto, verificação).
- Gráficos de Fragilidade Osmótica sem necessidade de ferramentas externas e gráficos estatísticos que auxiliam a gerência na tomada de decisões.
- Contador de Células configurável e integrado ao módulo de resultado.
- E muitas outras funcionalidades!
A pergunta agora não é mais por que adquirir um software LIS para um laboratório hospitalar e, sim, quando. Quanto antes você, gestor, utilizar este tipo de sistema, mais produtividade conseguirá obter e, claro, sairá na frente dos concorrentes, garantindo não apenas a lucratividade do seu negócio, mas também a saúde e bem-estar dos seus pacientes!