Para evitar ameaças à saúde pública, os profissionais da área da saúde são obrigados a informar o governo quando atestam o aparecimento de novos casos de contaminação por determinadas doenças. É uma situação na qual é necessário fazer um relatório urgente às autoridades sanitárias responsáveis, que, a partir disso, podem tomar as devidas providências.
A emissão desses relatórios é o que se chama de notificação compulsória, e é obrigatória não apenas para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e biólogos, mas também para os responsáveis por laboratórios de análises clínicas. Vemos diariamente a importância disso para os sistemas de saúde, como é o caso do monitoramento da Covid-19, dengue e outras doenças transmissíveis, por exemplo.
Essa medida é regulamentada pela Portaria Nº204 de 2016, do Ministério da Saúde, que especifica não apenas uma lista de todas as ocorrências a serem notificadas, mas também o prazo para que isso aconteça, podendo ser, em alguns casos, em até 24 horas.
É humanamente impossível organizar as notificações compulsórias de forma manual, pois os dados a serem recolhidos são de diversas ordens, o que torna o registro algo muito mais complexo e preocupante sem a ajuda de um software adequado.
O Sistema Scola atende essa necessidade de maneira total, fazendo sua atividade muito mais prática, ágil e eficiente. Com ele, é possível realizar relatórios de forma diária ou semanal, selecionando por posto, setor, período e tipo de rotina. Além disso, é possível organizar por nome ou data de atendimento.
E para tornar ainda mais fácil a conclusão de diagnósticos relacionados à notificação compulsória, o Scola organiza as informações para uma melhor interpretação dos dados coletados. Isso garante uma contribuição mais efetiva à saúde pública, e torna o laboratório mais eficiente e capaz de gerar mais lucratividade.
Solicite uma demonstração do Sistema Scola e conheça todas as suas vantagens.