A Agência Nacional de Vigilância Sanitária abriu consulta pública para ouvir setores da sociedade em torno da atualização dos requisitos técnicos para Testes de Análises Clínicas (TAC) em Serviços de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutico (SADT), visando substituir o regulamento do RDC 302/2005.
Nós, da Proditec, como todos os associados da LISBrasil (Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial), vemos com apreensão a proposta de alteração dos atuais regulamentos, que inclui suspender ou reduzir algumas exigências técnicas nos serviços de testes de análises clínicas. Os regulamentos atuais servem para garantir a precisão de exames de apoio a diagnósticos, para a segurança dos pacientes. Por essa razão, somos contra as medidas que estão sendo discutidas na consulta pública.
É importante que a comunidade se posicione no sentido de garantir sempre a máxima qualidade em todos os serviços de saúde. Laboratórios de análises clínicas cumprem padrões rigorosos pelo bem geral, e isso é indispensável. Todas as empresas do setor devem fazer a sua parte e se informar e buscar participar no debate.
Para participar da Consulta Pública 912
A Consulta Pública 912 estará disponível até 7/12/2020 neste endereço.