Novos hábitos e tecnologias estão sendo necessárias no ambiente laboratorial durante a pandemia.

As mudanças causadas pelo novo Coronavírus atingiram o mundo inteiro. Diversos países fizeram isolamento, decretaram lockdown completo, a sociedade teve que se adaptar a este novo estilo de vida.

Provavelmente um dos setores mais afetados por tudo isso é o setor da saúde. Afinal, são os profissionais desta área que estão na linha de frente do combate a essa pandemia.

Neste cenário, os laboratórios de análises clínicas prestam serviço essencial a hospitais, médicos e governo, ajudando a identificar os casos desta nova doença.

Mesmo assim, muitas mudanças ocorreram e continuarão ocorrendo mesmo após esta pandemia. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

Laboratórios de análises clínicas enfrentam dificuldades

O setor laboratorial vem registrando quedas significativas no número de atendimentos realizados. Alguns laboratórios que conseguem oferecer testes para detecção da COVID-19 conseguem minimizar este efeito.

No entanto, o próprio comportamento das pessoas, evitando sair de casa e entrar em contato com ambientes médicos, acaba colaborando para a diminuição no número de atendimentos.

Por este motivo alguns laboratórios de análises clínicas buscam pensar em estratégias para continuar mantendo seus atendimentos.

Muitos estão investindo no serviço domiciliar, fazendo coletas nas casas dos pacientes, evitando aglomerações nos laboratórios e deslocamento desse paciente.

Muitas unidades estão sendo fechadas ou atendendo com equipe reduzida e todos aqueles que podem, estão sendo direcionados para o home office.

Além disso, o setor enfrenta também dificuldade para adquirir insumos e ferramentas essenciais para a prática laboratorial. Primeiro porque muitas fábricas ao redor do mundo todo tiveram que parar. Segundo porque muitas empresas fornecedoras de insumos estão voltando suas fábricas para a produção de reagentes, remédios e outros materiais que podem ajudar no combate ao novo Coronavírus.

Como os laboratórios estão realizando seus atendimentos?

Apesar de ser uma área acostumada a lidar com doenças infecciosas, algumas medidas foram necessárias para proteger funcionários e todo o público que frequenta os laboratórios de análises clínicas.

A preferência é maior para o atendimento à domicílio, principalmente para pacientes que estão no grupo de risco da COVID-19. Além disso, recomenda-se que sejam intensificados os serviços por telefone, e-mail, chamada de vídeo e outros métodos que possam tirar dúvidas e evitar o deslocamento de pessoas até o laboratório.

As equipes de coleta seguem protocolos rígidos que delimitam ações e procedimentos seguros, além, é claro, de estarem sempre utilizando equipamentos de proteção individual como toucas descartáveis, óculos de proteção ou protetor facial, máscaras cirúrgicas descartáveis para que possam trocar sempre que estiverem úmidas, avental impermeável de mangas longas, luvas de procedimento, entre outros.

Caso seja necessário realizar atendimento presencial, os laboratórios de análises clínicas devem limitar o acesso e prezar pelo distanciamento mínimo exigido entre as pessoas.

Recomenda-se também que sejam realizados planos de contingência para monitorar e dar o tratamento necessário a pacientes que tenham suspeitas de infecção pelo novo Coronavírus. Muitos laboratórios, por precaução, destinam salas exclusivas para pacientes que tenham sinais de infecção respiratória.

Recomendações aos laboratórios de análises clínicas

A OMS, o Ministério da Saúde, além de órgãos de saúde pública locais fazem algumas recomendações que devem ser seguidas pelos laboratórios de análises clínicas.

Dentre elas, estão:

  • Organizar os pacientes em diferentes categorias. Pacientes sem suspeita de infecção podem ficar em uma fila comum, apenas respeitando o distanciamento. Já pacientes com mais de 60 anos ou pertencentes ao grupo de risco devem ser tratados prioritariamente. Essas e outras recomendações visam diminuir contato entre pessoas e disseminação do vírus.
  • Deve-se manter também um distanciamento entre atendentes e pacientes, se possível criando uma barreira física com vidro.
  • É importante também providenciar cartazes informativos e demais materiais gráficos que orientem os pacientes sobre etiqueta respiratória, boas práticas para evitar contaminação e todos os riscos envolvidos.
  • É essencial reforçar as rotinas de limpeza, especialmente nas áreas comuns. Além disso, é importante disponibilizar pias para higiene das mãos e álcool 70% nos acessos ao laboratório e demais salas.
  • Deve-se higienizar cadeiras, bancadas e demais materiais das salas de coletas sempre após o uso de cada paciente.
  • Por ser um agente biológico e o seu resíduo contaminado estar na classe de risco 3, a periodicidade da coleta dos recipientes de resíduos biológicos comuns das salas de espera e dos banheiros deve ser aumentada.
  • Se possível, evitar o uso de ar condicionado e sempre manter o ambiente aberto, promovendo mais ventilação natural.

Tecnologia é essencial nesta nova realidade

A tecnologia está se mostrando uma importante aliada no combate ao novo Coronavírus. Com ela é possível fazer uma coisa simples: home office. Isso já ajuda bastante no distanciamento social, permitindo que muitos trabalhem sem ter contato com pessoas contaminadas.

Para um laboratório de análises clínicas, neste momento, a tecnologia passa a ser ainda mais importante.

Alguns benefícios que uma evolução tecnológica em um laboratório pode promover:

  • Menor custo operacional;
  • Gestão eficiente de estoque;
  • Controle adequado de recepção;
  • Controle eficiente de orçamentos;
  • Gerenciamento eficaz de soroteca;
  • Controle eficiente de coletas e triagens;
  • Mais segurança na prestação de serviços;
  • Redução no tempo de entrega dos resultados;
  • Integração entre os diversos setores laboratoriais;
  • Segurança de dados, incluindo os dados sensíveis dos pacientes.

Tudo isso é importante não apenas neste momento, onde vivemos uma crise sem precedentes. Será importante também pós Coronavírus.

Laboratórios com um sistema de gestão eficiente podem reduzir o volume de atendimento presencial. O Sistema Scola, por exemplo, permite que pacientes acessem todos os resultados de exames de forma remota, em um computador, tablet ou celular, através do módulo Scola Web, com total segurança e praticidade.

Assim, utilizando a tecnologia, laboratórios podem manter seu funcionamento, trazer mais comodidade aos seus pacientes e, claro, ajudar no combate ao Novo Coronavírus.